Alguns heróis da DC defendem a verdade, a justiça e um amanhã melhor, mas um anti-herói como Adão Negro adota uma abordagem diferente para mudar o mundo. As habilidades de Adão Negro se sobrepõem muito com a do Capitão Marvel (Shazam) a versão DC, não a da Marvel, mas enquanto os fãs do DCEU conhecem a história de Billy Batson de Shazam!, Adão Negro ainda levanta muitas perguntas. Um fã casual provavelmente se pergunta de onde vêm os superpoderes do Adão Negro? O Adão Negro é tão forte quanto o Superman? Ele é um dos maiores vilões ou heróis da DC?
Acima de tudo, Adão Negro acredita que a destruição é a única maneira de enviar uma mensagem a seus detratores, o que faz de Dwayne “The Rock” Johnson a pessoa perfeita para dar vida ao personagem nas telonas.
Os segredos de Adão podem ser parcialmente rastreados até a história antiga e os Deuses egípcios, no entanto, e a tradição em torno do homem conhecido como Teth-Adam é ainda mais profunda do que isso.
Adão Negro vem do passado antigo do Universo DC
Adão Negro desempenhou um papel na história dos quadrinhos da DC de vários milênios, com raízes que se estendem até o antigo Egito, de acordo com The Marvel Family (Família Marvel) # 1 de 1945. Conhecido então como Teth-Adam, ele encontra o mago Shazam que o considera digno por causa de sua pureza e lhe concede poderes da mesma forma que faria Billy Batson séculos depois.
A princípio, o campeão atende pelo nome de Mighty Adam (Poderoso Adam) e inspira os outros usando seus poderes para o bem. Infelizmente, em vez de socar múmias e manter o mal sob controle, ele fica obcecado em ganhar mais poder. Depois de se corromper, ele recebe o apelido de Adão Negro do mago, já que a palavra “Poderoso” era boa demais para ele. O mago não apenas o renomeia ele, mas também lança Adam no espaço por seus crimes.
Os poderes do Adão Negro vêm de deuses egípcios em vez do mago Shazam
Como Adão Negro é enquadrado como a versão mais sombria de Shazam, há uma crença de que os dois titãs possuem o mesmo conjunto de poderes. Isso pode variar dependendo da continuidade ou da última crise da DC (porque Adão possuía os poderes dos deuses gregos em algum momento).
Com os quadrinhos sempre mudando e reorganizando o cânone, existe a possibilidade de que isso aconteça novamente ou seja alterado completamente. Conforme o atual cânone moderno, porém, Adão extrai seus poderes de seis deuses egípcios: Shu (invencibilidade), Heru (velocidade), Amon (super força), Zehuti (conhecimento infinito), Aton (poder relâmpago) e Menthu (coragem). Em uma reviravolta inesperada, as letras combinadas também formam “Shazam”.
Adão Negro é um ditador de sua própria nação
Seja na Terra Principal ou na Nova Terra, fica claro que Adão Negro é apaixonado por seu país natal, Kahndaq. Em algum momento do passado, ele desenvolve algumas preocupações sobre como as coisas são executadas em sua terra natal e decide que a mudança é necessária. Em vez de fazer campanha pela liderança, ele simplesmente a leva por meios agressivos. Como a maioria dos ditadores, no entanto, ele não se vê sob essa luz maculada, acreditando que é um libertador e não um opressor da liberdade. Adão é um contraste direto do Superman aqui. O Homem de Aço passa toda a sua carreira de super-herói defendendo à Terra de várias ameaças, mas ele traça a linha de se envolver na política, pois estará ultrapassando seu papel. Para Adão, ele acredita que é seu direito interferir. Sim, ele pode silenciar seus detratores à vontade, mas também defende seu povo de ameaças externas.
Adão Negro tem duas histórias de origem totalmente diferentes
Na continuidade da Nova Terra, que era a linha do tempo pré-Novos 52 da DC, Teth-Adam é apresentado como o filho do faraó Ramsés II. O mago Shazam serve como sumo sacerdote do faraó e acredita que o príncipe Teth-Adam exibe todas as qualidades-chave que o tornariam um campeão digno. Determinado a passar o manto para o príncipe, Shazam providencia uma transferência de poder. A filha de Shazam, Blaze, lança uma inesperada bola curva na mistura que só seria revelada muito mais tarde. A interferência de Blaze faz com que quando Teth-Adam diga “Shazam”, ele ganhe o poder dos deuses egípcios ao invés das habilidades normais do mago.
Em sua origem na Terra Primária, Teth-Adam nasce na escravidão em vez da realeza. Ele passa por uma tragédia quando sua família é exterminada pelos cruéis governantes de Kahndaq. Abatido, mas não derrotado, ele procura seu único parente restante, seu sobrinho Aman e o ajuda a escapar da prisão. No entanto, Adam é gravemente ferido no processo. O futuro parece sombrio para Teth-Adam, mas o destino (não o Doutor Destino) joga seu cartão. Teth-Adam e Aman são transportados para a Rocha da Eternidade de Shazam, onde o mago seleciona Aman como seu campeão e lhe oferece os poderes mágicos para libertar Kahndaq.
Honrado por isso, Aman aceita os poderes sob uma condição: Shazam também tem que curar seu tio de seus ferimentos. O mago concorda, e Teth-Adam também recebe poderes como efeito colateral. Depois de receber seus poderes, nem Aman nem Teth-Adam podem concordar sobre a melhor maneira de salvar sua nação e libertar seu povo, com o primeiro querendo paz e o último exigindo sangue. Então Teth-Adam acaba tirando a vida de seu sobrinho e combinando seus poderes para seus próprios propósitos.
Adão Negro é a razão pela qual o mago Shazam esperou tanto para selecionar um novo campeão
Pense no pobre mago Shazam por um segundo. Ele possuía tanto poder e acreditava que Teth-Adam era a melhor pessoa para continuar seu legado. Afinal, o jovem exibia todas as qualidades certas e poderia ter usado suas habilidades para o bem da humanidade, como pretendia o mago. Infelizmente, ele não apostou no fato de que os seres humanos são criaturas em grande parte imprevisíveis, e Adam decidiu se tornar nefasto.
Em Família Marvel #1, o mago revela que sua maior “tristeza” foi criar Adão Negro. Mesmo que ele o baniu para as estrelas, ele hesitou em cometer o mesmo erro duas vezes. Tão hesitante que deixou o mundo existir sem um campeão por séculos antes de finalmente arriscar Billy Batson.
Adão Negro tentou criar sua versão da família Marvel, mas teve resultados trágicos
Todo lobo solitário procura uma matilha em algum momento. O mesmo vale para o Adão Negro. Embora ele passe anos vagando pela Terra sozinho, ele ainda anseia pelo que Shazam e Dom Toretto mais amam: a família.
Na continuidade dos Novos 52, Adão decide forjar seu próprio grupo que ele chama de Família Black Marvel. É composto por sua esposa Adrianna Tomaz, que ganha os poderes divinos da deusa Ísis, e seu irmão Amon, que assume o nome de Osíris depois de receber seu próprio presente dos poderes de Adão Negro. Depois que Osíris traz um crocodilo falante (não, não era o Loki Jacaré) chamado Sobek para Kahndaq, a criatura também se torna parte da equipe da família. Infelizmente, Sobek acaba por ser o dúplice, Quarto Cavaleiro de Apokolips, Fome, disfarçado, e o intruso traz mais tragédia à vida de Adão Negro ao matar tanto Osíris quanto Ísis.
Adão Negro é uma ameaça tanto para o resto do mundo quanto para os malfeitores
A julgar pelos poderes de Adão Negro, é melhor lutar do mesmo lado do que contra ele. Ele tem a tendência de perseguir a agressão em vez de manter a paz, tornando-o um pouco mais parecido com Capitão Pátria do que com o Superman.
No enredo da Terceira Guerra Mundial de 2007, Adão desencadeia uma série cataclísmica de eventos por pura raiva. Quando sua esposa, Ísis, é morta por um membro dos Quatro Cavaleiros de Apokolips, ela usa seu último suspiro para encorajar Adão a vingá-la por qualquer meio necessário. Ele persegue os Cavaleiros e encontra Azraeuz (Morte) na nação de Bialya. Em vez de simplesmente lidar com o Cavaleiro com um soco superpoderoso na lua, Adão ataca os militares de Bialyan e depois desconta sua raiva no resto do país. Eventualmente, o mundo e seus heróis precisam se unir para detê-lo, mas isso não o impede de eliminar sozinho os Jovens Titãs e a Patrulha do Destino por conta própria. Isso é um exército de um homem só.
Adão Negro se une à mãe da Mulher Maravilha e a um Monstro do Pântano do século 10 para salvar o mundo
Enquanto Adão Negro tende a preferir voar sozinho, ele não tem problemas em se unir à Liga da Justiça e até mesmo a outros heróis quando o tempo exige. No enredo Inverno sem fim de 2020, ele forma uma aliança inesperada com uma versão antiga do Monstro do Pântano, a mãe da Mulher Maravilha, A Rainha Hipólita, e outros heróis vintage para derrubar o Rei Gelado, que planeja tornar o mundo mais frio do que o interior de um freezer.
Tecnicamente falando, todos eles têm que se unir porque Adão se adiantou e tentou parar o Rei de Gelo através de seus próprios métodos questionáveis, já mencionamos que Adão é teimoso? Em vez de destruir seu adversário assustador, ele inadvertidamente o torna mais forte. Daí a necessidade dos outros heróis limparem a bagunça de Adão.
Adão Negro se torna parte dos lanternas amarelos e ganha seus poderes
Embora Adão Negro possa se unir à Liga da Justiça de vez em quando, ele também não tem medo de mudar de lado. Em Sinestro #17 de 2015, ele passa o tempo voando no espaço com o principal inimigo do Lanterna Verde, Sinestro. Os dois percebem que precisam unir forças para derrotar um inimigo conhecido como Bispo Pálido, uma figura com quem Adam tem sérios problemas depois que o Bishop tentou acabar com toda emoção e livre arbítrio na Terra começando com Kahndaq milhares de anos no passado.
Depois que Sinestro involuntariamente desperta o Bispo Pálido com seu anel alimentado pelo medo no universo moderno da DC, a Tropa dos Lanternas Amarelos recruta vários protetores superpoderosos da Terra para detê-lo e Adão Negro é uma das primeiras escolhas. Não só Adão ganha uma atualização de poder temporária para derrubar Bispo Pálido ao reino, mas ele também recebe um conjunto de novos tópicos para fazê-lo.
Adão Negro tem seu próprio campeão que assume seus poderes
Nos quadrinhos, há duas certezas: o Batman sempre vence e todo mundo morre em algum momento. Embora nenhuma morte dos quadrinhos seja permanente, o anti-herói conhecido como Adão Negro também precisa planejar sua sucessão.
Na minissérie Adão Negro de 2022, Adão é infectado por uma praga e decide passar seus poderes para um sucessor chamado Malik. Revigorado com essas novas habilidades, Malik assume o manto e se torna oficialmente o campeão de Adão, fazendo sua primeira missão para encontrar uma maneira de curar e curar o Adão Negro.
Adão Negro foi criado por um dos principais rivais da DC na década de 1940
Na década de 1940, outro concorrente entrou no ringue: a Fawcett Comics. Situado fora de Nova York, Fawcett se consolidou como um grande jogador na indústria de quadrinhos ao criar o Capitão Marvel, Adão Negro e uma série de outros personagens. Em um ponto, os quadrinhos da Capitã Marvel até superaram o Super-Homem, algo que enviou ondas até Metrópolis.
A DC, então conhecida como National Comics, processou Fawcett, alegando que os poderes e histórias do Capitão Marvel eram um pouco semelhantes aos do Homem de Aço por conforto. O caso inicial foi indeferido por questões técnicas antes de um recurso determinar que havia uma violação real de direitos autorais. A popularidade de Fawcett diminuiu após o processo e o declínio geral na indústria de quadrinhos na década de 1950, e a empresa acabou freando sua divisão de super-heróis. A DC viu uma oportunidade aqui e licenciou os direitos para a Capitã Marvel em 1972. Em 1994, arriscou e comprou todos os direitos para toda a família Capitã Marvel, bem como seus arqui-inimigos como Adão Negro.
Superman já derrotou Adão Negro, mas com uma grande ajuda
No mundo dos quadrinhos, um dos maiores debates é o Superman consegue derrotar o Adão Negro? Adão tem que se contentar com o segundo melhor em mais de uma instância. Há um momento, porém, em que ele derrotou o Homem de Aço de forma justa antes que o Superman pedisse ajuda para a revanche.
No filme de animação Superman & Shazam: O Retorno do Adão Negro, Superman e Adão se encontram pela primeira vez quando o primeiro campeão de Shazam voltou à Terra para procurar Billy Batson. Devido à fraqueza de Superman à magia, ele fica sem reação com um determinado golpe. Mais tarde no filme, depois que Batson ganha os poderes de Shazam, os dois heróis se unem contra Adão e o derrotam com sucesso. Talvez o Superman de Henry Cavill e o Adão de Dwayne Johnson possam ter uma briga decisiva em algum outro momento para decidir o resultado de quem é mais forte.
Agora o Olá Nerd tem um grupo especial no Telegram, participe para não perde nenhum conteúdo do nosso site e vídeos, notícias de última hora com muitas novidades.