Os filmes de super-heróis são os mais amados pelos fãs, mas sem dúvida os filmes antigos foram a origem do sucesso dos atuais como o de Batman de 1989, que criou uma grande base de fãs.
Produzido em uma época antes de os filmes de quadrinhos serem considerados um grande negócio, então era algo inovador para época, era bem mais comum as produções de séries para TV.
A produção desses filmes escondem muitos segredos, por isso listamos 10 fatos sobre o filme Batman 1989, alguns acontecimentos tanto quanto inesperados que muitos não sabem.
1. O filme do Batman 1989 baseava-se inicialmente na excentricidade do personagem
Quando o desenvolvimento do filme do Batman começou, os executivos dos estúdios ainda estavam muito ligados ao exagero incorporado pela série de televisão do Batman dos anos 1960. De acordo com o produtor executivo Michael Uslan, quando ele começou a tentar obter os direitos para fazer um filme, ele foi informado de que o único estúdio que havia manifestado interesse era a CBS, e apenas se eles pudessem fazer um filme de Batman In Outer Space.
2. O filme do Batman 1989 levou 10 anos para ser feito
Michael Uslan pressionou fortemente pelos direitos de Batman, e finalmente os conseguiu em 1979. Nesse ponto, a luta para convencer um estúdio a fazer o filme se seguiu, e todos, da Columbia Pictures à Universal Pictures, recusaram. Quando a Warner Bros. finalmente concordou em apoiar o filme, a questão de desenvolver o roteiro certo teve que ser resolvida, e isso levou ainda mais tempo. Em 1989, após anos de batalha, Batman 1989 foi finalmente lançado, e Uslan esteve envolvido de alguma forma em todos os filmes do Batman desde então.
3. Um roteiro inicial do Batman apresentava tanto o Pinguim quanto o Robin.
Quando Uslan finalmente teve a chance de desenvolver o filme, ele contratou o lendário roteirista Tom Mankiewicz, que havia sido consultor do Superman, para escrever o roteiro. O roteiro de Mankiewicz incluiu o Coringa, o político corrupto Rupert Thorne, um foco muito maior na história de origem de Bruce Wayne, O Pinguim, e a chegada de Robin no final do filme. O roteiro acabou sendo descartado, mas você pode ver alguns elementos dele em Batman Returns.
4. Cidade de Gotham City era real e cara
O desenhista de produção Anton Furst trabalhou muito nos designs incrivelmente influentes para a versão do filme de Gotham City, e a produção estava comprometida em fazê-los valer a pena. A produção acabou gastando mais de US $ 5 milhões para transformar o backlot do Pinewood Studios de Londres em Gotham City, e você pode ver a dedicação ao trabalho de efeitos práticos no filme final.
5. O marketing do filme de Batman 1989 foi tão eficaz que inspirou crimes da vida real
Quando Batman 1989 estava a caminho de ser lançado, estava se tornando um fenômeno, e o marketing do filme estava inspirando um frenesi entre os fãs. As pessoas estavam comprando ingressos para outros filmes apenas para ver o primeiro trailer e vendendo cópias piratas das primeiras filmagens. O pôster, com o logotipo icônico, era tão popular que, segundo Uslan, as pessoas estavam invadindo estações de ônibus apenas para roubá-lo.
6. Foi um marco nas bilheterias Batman 1989
Embora os executivos do estúdio tenham resistido à ideia de um filme “sombrio” do Batman por anos, o filme acabou estabelecendo um novo padrão para o sucesso de bilheteria. Foi o primeiro filme a atingir US$ 100 milhões em 10 dias, o maior filme da Warner Bros.’ história na época, e o maior ganhador de bilheteria de 1989, e isso sem contar as enormes vendas de brinquedos e produtos que gerou.
7. Muitas das maiores estrelas de Hollywood da época foram consideradas para o papel-título
O processo de elenco para Batman foi longo e envolveu várias estrelas importantes da época. Entre os candidatos ao papel-título estavam, Mel Gibson, Bill Murray, Kevin Costner, Willem Dafoe, Tom Selleck, Harrison Ford, Charlie Sheen, Ray Liotta e Pierce Brosnan, que mais tarde se arrependeu de recusar o papel.
8. A cena climática foi escrita no meio da filmagem
Embora grande parte do filme ainda seja derivado do roteiro de Hamm, as reescritas continuaram a acontecer durante as filmagens, e uma delas envolveu o confronto final entre Batman e o Coringa em uma torre do relógio de Gotham City.
De acordo com a co-estrela Robert Wuhl, o clímax foi inspirado por Jack Nicholson e Jon Peters, que foram assistir a uma produção de O Fantasma da Ópera no meio das filmagens e assistiram enquanto o Fantasma fazia sua última posição em uma torre. Juntos, eles de alguma forma determinaram que uma luta final na torre era o que Batman precisava.
9. Os movimentos do Batman de Michael Keaton foram inspirados nas restrições do traje.
Os fãs do Batman ainda adoram fazer piadas sobre o traje original, e a incapacidade de Michael Keaton de virar a cabeça (há até uma piada sobre isso em O Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan), mas as restrições do traje realmente inspiraram como Keaton se apresentou como o Cavaleiro das Trevas.
Em 2014, Keaton revelou que sua atuação como Batman foi fortemente influenciada por um momento em que, ao tentar realmente virar a cabeça no traje, acabou rasgando-o.
10. O Coringa nem sempre mataria os pais do Batman
No filme final de Batman 1989, o Coringa (então chamado Jack Napier) é revelado como o gângster que mata os pais de Bruce Wayne nas ruas de Gotham City. É uma reviravolta que alguns fãs de quadrinhos ainda não gostam e, de acordo com o roteirista Sam Hamm, definitivamente não foi culpa dele.
“Isso era algo que Tim queria desde o início, e eu tive um monte de discussões com ele e acabei falando com ele enquanto eu estava no roteiro. Mas, uma vez que o roteiro entrou em produção, houve uma greve de roteiristas em andamento, e então eu não pude estar com a produção, pois estava sendo filmada em Londres, e eles trouxeram outras pessoas.”
Leia mais sobre: Batman
Agora o Olá Nerd tem um grupo especial no Telegram, participe para não perde nenhum conteúdo do nosso site e vídeos!